Edição de exemplo
Esta edição foi feita com o e-Dictor. Ao percorrer as palavras e elementos da página, é possível visualizar as intervenções editoriais no texto. Veja os outros níveis de edição, os arquivos de base e a ficha catalográfica do documento pelo menu acima. A visualização completa, com a justaposição do fac-simile, funciona apenas em janelas maiores (acima de 800px).

Título desejado
Data


Edição digital feita por
Editora



Modelo M.A.P.

Este é um texto preparado para ser usado como exemplo da aplicação do sistema do Corpus M.A.P. no eDictor. A seguir há exemplos da aplicação de Etiquetas de Edição e da aplicação de Descrição de Elementos do Texto.

1 Etiquetas de edição

Assim se aplicam as etiquetas de edição:

expansão de abreviatura,
re segmentação, junção,
normalização grafemática,
atualização ortográfica e
modernização incluindo pontuação.

2 Descrição de elementos do texto

2.1 Descritores relativos à estrutura gráfica e intervenção editorial:

Este símbolo é um Grafismo: #. Aqui há um Selo: $.
Aqui está um ero do original.
Aqui está uma palavra inserida pelo editor.
Aqui está uma palavra excluída pelo editor.

Aqui está um Reclame.

[página 1]


Aqui está um trecho escrito na margem superior.

2.2 Descritores relativos à análise diplomática

Aqui está uma Identificação. Aqui está uma frase escrita com outro punho. Aqui está um trecho escrito à margem esquerda. Este trecho é um Expositivo. Este trecho é um Encaminhamento. Aqui está um trecho escrito à margem direita. Este trecho é um Requerimento. Este trecho é um Despacho. Este trecho é uma Remessa. Este trecho é um Dispositivo.


Cada editor pode acrescentar as categorias de análise diplomática que achar necessárias. Se a categria não estiver prevista no esquema genérico, a aparência será apenas um pouco diferente. É o que acontece nesta sentença, marcada como "MinhaCategoria" (passe o mouse para ver). Note que não pode haver espaço no nome das categorias no código. Se necessário, é possível mudar por css o modo como cada nome aparece.

Aqui está um trecho escrito na margem inferior.


2.2 Descritores relativos à análise diplomática, aplicados a parágrafos

Este parágrafo é uma Identificação.

Este parágrafo é escrito com outro punho.

Este parágrafo é um Expositivo.

Este parágrafo é um Encaminhamento.

Este parágrafo é um Requerimento.

Este parágrafo é um Despacho... e assim por diante.

Os descritores relativos à análise diplomática podem ser aplicados a sentenças ou a parágrafos. Nos dois casos é possível ampliar as categorias, como neste parágrafo, marcado como "MinhaCategoria" (passe o mouse para ver).É possível também inserir uma categoria de sentença dentro de um parágrafo (passe o mouse para ver)

3. Unindo as anotações

Este parágrafo mostra a aparência das categorias de anotação quando usadas em conjunto. O parágrafo está anotado como Despedida. Nesta sentença há uma edição de expansão de abreviatura anotada como Apócope. Esta sentença está anotada como Encaminhamento, e dentro dela há uma palavra anotada como Adição. Como se pode ver, os estilos são pensados para funcionar em conjunto, mas em certos pontos pode haver conjunções imprevisíveis.



Que a Deusa as guarde.

São Paulo, 3 de dezembro de 2024.

Assinado: Maria Clara Paixão de Sousa.