Os documentos do Portal M.A.P. integram dois formatos de Metadados: Metadados na estrutura gerada automaticamente pelo eDictor e os Metadados na estrutura usada no Catálogo M.A.P.
O eDictor oferece uma estrutura muito simples para os Metadados, que não pode ser editada; entretanto, o conteúdo dos Metadados é inteiramente customizável. Como o eDictor é a base de todas as edições filológicas feitas no M.A.P., precisamos manter nos documentos .xml editados a estrutura de Metadados oferecida pelo eDictor. Partindo dessa contingência, desenvolvemos uma adaptação na qual todas as categorias incluídas na descrição catalográfica do M.A.P. se tornam compatíveis com a estrutura do eDictor, sendo o mapeamento entre as duas estruturas facilitado.
As imagens abaixo permitem comparar a estrutura do XML do Catálogo M.A.P. à estrutura do cabeçalho de um XML gerado pelo eDictor.
Originalmente, os documentos gerados pelo eDictor são estruturados com uma única categoria metadata, contendo os dados internos da ferramenta (data de criação, título etc.). Entretanto, o eDictor permite a inserção de quantas camadas de metadata sejam desejadas, desde que preservada a estrutura interna:
<metadata> <meta> <n>('conteúdo')</n> <v>('conteúdo')</v> </meta> </metadata>Em nossa adaptação, inserimos uma classe metadata com o atributo generation="MAP", e usamos a estrutura n ('nome') e v ('valor') para nomes e valores das categorias catalográficas M.A.P. do documento. Na versão XML simples do Catálogo M.A.P., essas categorias se organizam em uma estrutura plana:
<categoria>('conteúdo')</categoria>Para adaptar aos metadados do eDictor, os nomes das categorias de catalogação do MAP passam a ser o conteúdo do elemento v da estrutura do eDictor. Por exemplo:
<nome_modernizado>Francisca Luís</nome_modernizado>
<meta> <n>nome_modernizado</n> <v>Francisca Luís</v> </meta>
É de fato a partir dessa junção entre o cabeçalho XML do eDictor e o antigo XML do Catálogo M.A.P. que surge o formato básico do Portal M.A.P., no qual cada instância catalogada corresponde apenas a um documento XML, que inclui os dados catalográficos M.A.P. na forma dos Metadados eDictor e, se for o caso, a edição filológica do documento. Esse sistema é ilustrado pelas imagens abaixo.
Observe-se também que, naturalmente, cada um desses documentos XML (bem como o conjunto dos XMLs) pode gerar diferentes visualizações HTML com diferentes finalidades. No momento, temos a visualização de Fichas catalográficas individuais, Edições (semidiplomáticas, modernizadas, etc.) e uma visualização com todas as Fichas reunidas (com ligações para o conjunto documental de cada instância).
As imagens mostram o código XML de base para a instância catalográfica 0031, Francica Luís.
Na primeira imagem está a estrutura XML inteira, em colapso - neste caso, o conteúdo do elemento
metadata generation="MAP" seria o ilustrado mais acima.
Na segunda imagem apenas o cabeçalho está em colapso, para mostrar a estrutura do documento editado. O trecho que aparece na imagem é o primeiro parágrafo da edição.
Importa observar que, no futuro próximo, essa estrutura de metadatos será modificada, em particular tendo em vista a remodelação do eDictor em um formato de XML compatível com o TEI (Text Encoding Initiative).
Nesse sentido, pensamos que a opção por tomar a estrutura atual dos metadados do eDictor como base para o Portal M.A.P. é muito apropriada, pois o novo eDictor 2.0 conterá mecanismos simples de importação do XML da versão 1.0. Assim, ao serem importados para o eDictor 2.0 nossos arquivos automaticamente terão seus metadados convertidos em um formato estandardizado.