Simôa Fernandes
Nomeação no documento
Simôa Fernandes, da freguesia de Santo Amaro
Descrição do documento
Neste requerimento, Simôa Fernandes pediu que os jornais (salários diários) de seu filho, relativos a seus trabalhos na serra de Cubatão, fossem pagos, visto que o chefe dele recusou-se a pagar. Ele tinha alegado não ter sido quitada a dívida em nome do genro da suplicante, de quem ela era fiadora, relacionada à compra de um corte de tecido e uma espingarda. De acordo com ela, esse genro, além de pagar em madeira, também trabalhou por um tempo na serra, e que, portanto, a dívida estava paga. Por ser "muito pobre", ela "não pode cobrar judicialmente", pedindo então que o alferes inspetor das "obras do caminho" mandasse-o pagar os jornais que devia.
Morada
Santo Amaro, Brasil
Local do documento
São Paulo, Brasil
Transcrição parcial
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor,\nDiz Simôa Fernandes, da freguesia de Santo Amaro, que Manoel da Silva Carmo, morador no Cubatão de Santos, lhe é a dever 13.000 réis de jornal do filho Luiz no serviço de Serra, querendo descontar esta quantia no que diz que lhe deve o genro da suplicante, de nome José Maria Pinto, por ter a suplicante abonado o dito genro em um corte de [ponxe] e uma espingarda de que logo ficou pago em madeiras que lhe fez o dito genro. E daí continuou a negociar com o mesmo genro da suplicante e juntou para trabalhar de jornal na Serra e lhe foi assistindo com dinheiro. E porque saiu da companhia do suplicado, agora quer cobrar, apegando-se ao primeiro abono, sendo que já ficou pago. Como a suplicante é muito pobre não pode cobrar judicialmente, por isso vale-se do amparo de Vossa Excelência para que o Alferes Inspetor das obras do caminho lhe mande pagar os jornais do dito seu filho que tanto necessita do que espera receber mercê.\nO Alferes Comandante ouça ao suplicado e informe. São Paulo, 16 de dezembro de 1819.\nÀ vista da resposta que deu o suplicado, ouvir a suplicante, convencionar-se com o mesmo suplicado sobre o seu pagamento, visto haverem contas entre ambos que devem liquidar. São Paulo, 22 de fevereiro de 1820.
Autoria da transcrição
Maria Clara Ramos Morales Crespo
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento possui 1 recto e 1 verso escritos. No canto superior direito do documento do recto, há o código de identificação "94-2-99" escrito em grafite cinza. No lado inferior direito do documento, há um carimbo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{16/12/1819}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.620, Documento 94-2-99
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento solicitando o pagamento do salário do seu filho
Grafia conservadora do nome
Simoa Frz.
Catalogado por
Maria Clara Ramos Morales Crespo
Outros locais mencionados: Sto. Amaro, Fregª. de Santo Amaro, Cubatam de Santoz
http://map.prp.usp.br/Cat/0136.jpg
https://drive.google.com/drive/folders/1ajCzxMcMUZD1wAGz7XDZYjMK5z2X65cr
-46.7057505,-23.6480507,0