Maria Vaz do Espirito Santo
Nomeação no documento
Maria Vaz do Espírito Santo, desta cidade
Descrição do documento
Neste requerimento, Maria Vaz do Espírito Santo contou que residia em uma "morada de casas abaixo do pátio de Santa Ifigênia" e que, por ter feito aposentadoria, estava sendo obrigada a se retirar de lá. A suplicante, por ser "bastantemente pobre", disse não ter como pagar "quem conduza os seus trastes", nem possibilidade de achar "aonde entre nesta brevidade", e pediu que a autoridade destinatária do requerimento a favorecesse e permitisse que ela não "saia das casas".
Local do documento
São Paulo, Brasil
Transcrição parcial
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor,\nDiz Maria Vaz do Espírito Santo, desta cidade, que ela suplicante tomou há poucos dias as chaves de uma morada de casas abaixo do pátio de Santa Ifigênia desta cidade, onde está morando. E, como oferece-se ocasião de estar em estado de sair de lá brevemente, por ter feito aposentadoria na dita casa, o oficial de justiça da Ouvidoria, que agora chegou da viagem que foi acompanhar o doutor ouvidor para as áreas, e, como a suplicante é bastantemente pobre e não tem possibilidades algumas para se arranjar tanto para pagar quem conduza os seus trastes, como também não achará aonde entre nesta brevidade, nestes termos, pede a Vossa Excelência, como benigno pai dos pobres e dos desamparados, dignar-se favorecer a suplicante por seu respeitável despacho a fim de que a suplicante não saia das casas pois que não considera ter a suplicante outro socorro se não da bondade e compaixão de Vossa Excelência. Espera receber mercê.\nRecorra ao Doutor Juiz de Fora desta cidade que não deixará de lhe fazer a justiça que tiver. São Paulo, 23 de março de 1820.
Autoria da transcrição
Nicólli Garcia; Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento é composto por um bifólio dobrado ao meio, escrito apenas no recto do primeiro fólio. No canto superior esquerdo do verso do segundo fólio há a seguinte inserção feita em tinta preta: "Nº. 4,,51[8]". No canto superior direito do fólio 1r, abaixo da primeira linha, há a inserção de "Cidade" feita em tinta preta e, logo abaixo, em um punho diferente e grafite cinza, há o seguinte código: "94-2-15". Ao lado esquerdo desta, há um carimbo de formato circular e tinta azul no qual é possível ler "Departamento do Arquivo do" e, após um espaço em branco, "- S.". É possível conjecturar que as palavras "Estado" e "Paulo" encontram-se apagadas por fragmentação da tinta. Abaixo do despacho inserido no canto superior esquerdo do fólio 1r há um rubrica feita em tinta preta da qual não foi possível identificar quaisquer letras ou nomes.
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{23/03/1820}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.619, Documento 94-2-15
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento pedindo que não seja obrigada a se retirar da casa onde reside
Grafia conservadora do nome
Maria Váz do Espirito Santo
Catalogado por
Nicólli Garcia; Elisa Hardt Leitão Motta
http://map.prp.usp.br/Cat/0123.jpg
https://drive.google.com/open?id=1XYP-lrVPiEdDk9Jh8m0PM8hnBi0n0mFF
-46.6385018,-23.5376942,0