Maria Gertrudes de Siqueira
Nomeação no documento
Maria Gertrudes de Siqueira, moradora na paragem denominada Mato Dentro, distrito da vila de São João Batista de Atibaia, a qual tem um filho de nome João
Descrição do documento
Neste requerimento, Maria Gertrudes de Siqueira contou que Daniel da Rocha Franco queria prender o filho mais velho da suplicante, João, apesar do mesmo ser a sua principal fonte de sustento e viver com a mãe e as irmãs "honesta e morigeradamente". Segundo Maria Gertrudes, Daniel teria maquinado a prisão de João, pois "não procura outra coisa mais que perseguir aos pobres", obrigando-os a vender suas moradias e terrenos por metade dos valores e a fugirem para outros distritos. Maria Gertrudes afirmou, ainda, que Daniel já havia sido castigado pelas autoridades, mas que, por ser rico e descendente dos majores da vila, "espera sempre a impunidade da tirania que derrama sobre os povos". Daniel justificou o pedido de prisão do filho de Maria afirmando ser falso todo o tratado no requerimento da suplicante: "o filho é tão mau que vive o soluto com a má criação da mãe rondando a minha casa com cópula com as minhas escravas, comendo por mãos delas tudo oculto de mim, que muito me tem vexado".
Local do documento
São Paulo, Brasil
Transcrição parcial
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor,\nDiz Maria Gertrudes de Siqueira, moradora na paragem denominada Mato Dentro, distrito da vila de São João Batista de Atibaia, a qual tem um filho de nome João como o mais velho, é quem com seu trabalho sustenta a suplicante, sua mãe, e suas irmãs. E como sucede presentemente constar a suplicante quererem prender ao seu dito filho que vive honesto e [morigeradamente] tratando de sua mãe, e o mais como dito está, consta a suplicante que esta prisão é maquinada pelo ajudante Daniel da Rocha Franco, que não procura outra coisa mais que perseguir aos pobres como já tem feito indiferentes tempos sair desta mesma dita vila Manoel Marcelino do Prado, João de Sequeira Cardoso, Bernardino Domingues, João Manoel, Maria Cardosa. Estes referidos, para fugirem aos danos que lhes ameaçava a desumanidade do suplicado, venderam suas moradias e terrenos por metade de seus valores, transportaram-se a outros distritos onde bem pudessem escapar desse não bom homem, que, como seja rico e descendente dos majores da dita vila espera sempre a impunidade da tirania que derrama sobre os povos. Bem que sobre estes fatos o suplicado já fosse corrigido e castigado mesmo por Vossa Excelência, contudo ele pretende perturbar a miserável que não pode fazer o que fizeram os acima referidos por lhe faltar os meios proporcionais para o dito fim. Por isso, pede a Vossa Excelência se digne a mandar que o capitão mandante examine a verdade do exposto e, sendo verdadeiro o que tem a suplicante expendido, não perseguir-se ao filho da suplicante. Espera receber mercê.
Autoria da transcrição
Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente de forma parcial
Descrição material do documento
O documento possui 4 fólios escritos. No canto superior direito do recto do primeiro fólio, embaixo da segunda linha, há o código "95-2-37" escrito em grafite cinza. O local do documento é Atibaia, em São Paulo. A data do requerimento de Maria Gertrudes de Siqueira não é informada, mas o despacho da autoridade destinatária e duas adições contemporâneas incluídas no documento estão datados. O despacho da autoridade destinatária, incluído pelo escriba na margem superior do recto do primeiro fólio, data de 27 de Janeiro de 1821. A primeira adição, de autoria de Daniel da Rocha Franco, data de 2 de Fevereiro de 1821 e pode ser lida nos recto e verso do segundo fólio. A segunda edição, de autoria de Francisco Xavier César, data de 6 de fevereiro de 1821, e pode ser lida no recto do terceiro fólio.
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{27/01/1821}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.624, Documento 95-2-37
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento acusando uma autoridade de prisões indevidas e perseguição aos pobres
Grafia conservadora do nome
Maria Gertrudes deSiqueira
Catalogado por
Elisa Hardt Leitão Motta
http://map.prp.usp.br/Cat/0116.jpg
https://drive.google.com/open?id=1O9phEFKhJkl3F93D6BvfKqV67FA7DVJ8
-46.6333385,-23.5513191,0