Maria Francisca
Nomeação no documento
Diz Maria Francisca, mulher de Vicente Luiz, soldado destacado no sul, moradora desta vila, bairro de Campo Largo
Descrição do documento
Neste requerimento, Maria Francisca contou que Joaquim Bueno de Azevedo ocupava indevidamente a propriedade da suplicante e havia fechado, com uma cerca, um pedaço de terras sobre um rego de água. Segundo ela, o suplicado não só impedia o acesso à água de seu monjolo, mas também prejudicava seu funcionamento, uma vez que seus "animais" com os pés o entupiam. Maria Francisca pedia, assim, que Joaquim retirasse a cerca das suas terras e do seu rego de água.
Morada
Atibaia, Brasil
Estado civil
Casada
Local do documento
Atibaia, Brasil
Ano do documento
1820
Transcrição parcial
Senhor Juiz Ordinário,\nDiz Maria Francisca, mulher de Vicente Luiz, soldado destacado no sul, moradora desta vila, bairro de Campo Largo, que Joaquim Bueno de Azevedo lhe fechou um pedaço de terras sobre o seu rego de água com cerca de pau e, porque a suplicante tem prejuízo, tanto nas suas terras, como porque os animais com os pés entopem todo o rego, e a suplicante é uma pobre, não tem quem destranque o dito rego água de seu monjolo. Por isso, pede a Vossa Mercê seja servido mandar, conforme as ordens circulares de Sua Excelência, que o suplicado tire a dita cerca das terras e rego de água da suplicante. Espera receber mercê.\nRemetido a Francisco Ferreira de Camargo para responder-me sobre o requerimento e o mais que [souber]. Atibaia, 27 de fevereiro de 1820. Franco.\n[Obedecendo] o despacho do Senhor Juiz Ordinário, respondo que é verdade o que alega no seu requerimento a suplicante. É o que posso informar a Vossa Mercê. Francisco Ferreira de Camargo.\nVisto a resposta, o [suplicado] abra mão, desmanchando a mesma cerca que fez, deixando no seu antigo estado. Atibaia, 28 de fevereiro de 1820. Franco.
Autoria da transcrição
Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento possui 2 fólios. No canto superior direito do recto do primeiro fólio há o código "94-1-1" escrito em grafite cinza. No mesmo fólio, entre as linhas 11 e 12, há um carimbo de formato circular e tinta azul do Arquivo Público de São Paulo no qual é possível ler: "Departamento do Arquivo do Estado - S. Paulo". O requerimento de Maria Francisca, em si, não está datado cronologicamente. Entretanto, apresenta inserções que, apesar de posteriores, são contemporâneas à sua produção material e apresentam datações cronológicas explicitadas. A primeira diz respeito ao despacho inserido no canto inferior esquerdo do recto do primeiro fólio e está datado como "27 de fevereiro de 1820". A segunda inscrição, realizada após o parecer de Francisco Ferreira de Camargo, é outro despacho, datado de "28 de fevereiro de 1820".
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{27/02/1820}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.617, Documento 94-1-1
Número de documentos
1
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento acusando um homem de ocupar indevidamente as suas terras
Grafia conservadora do nome
Maria Franca.
Forma conservadora dos locais mencionados no documento
Atibaiia
Catalogado por
Ananda Catharine Mota; Elisa Hardt Leitão Motta
Código
[0114]
http://map.prp.usp.br/Cat/0114.jpg
https://drive.google.com/open?id=1nEuFaSPirsZXH81bOUuzpyjmQI7eiuFK
-46.6768431,-23.1811334,0