Gertrudes Maria da Silva
Nomeação no documento
Gertrudes Maria da Silva, viúva do falecido João Monteiro, desta cidade
Descrição do documento
Neste requerimento, Gertrudes Maria da Silva pediu amparo à justiça, pois sua "filha espiritual", Margarida, sendo inquietada "amizadamente" por Agostinho Lourenço, foi por ele auxiliada para ausentar-se da companhia da suplicante em "horas noturnas". Segundo Gertrudes, a honra da sua "criação" ficara assim difamada e só poderia ser recuperada quando ambos Agostinho e Margarida "se recebessem". Para isto, a suplicante pedia apenas que Agostinho fosse solto da prisão em que se achava.
Morada
São Paulo, Brasil
Estado civil
Viúva
Local do documento
São Paulo, Brasil
Ano do documento
1819
Transcrição parcial
Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor,\nDiz Gertrudes Maria da Silva, viúva do falecido João Monteiro, desta cidade, que ela criou e educou a uma menina de nome Margarida não só no santo temor de Deus, como por ser sua filha espiritual, com aquela honra e gravidade. Acontece que um moço, de nome Agostinho Lourenço, filho natural do falecido capitão Agostinho Lourenço da Silva, a inquietasse amizadamente e, por isso, auxiliada por ele, se ausentou em horas noturnas da companhia da suplicante, ficando deste modo difamada a honra da criação. E, para esta ser recuperada, procura a suplicante no amparo de Vossa Excelência, como benigno pai dos pobres, haja, por benefício da honra e gravidade, mandar soltar da prisão em que se acha à ordem de Vossa Excelência para se receberem, visto estarem mutualmente prontos para este fim. Portanto, pede a Vossa Excelência seja servido dignar-se por esmola obrar esta graça, este benefício a favor da honra. Espera receber mercê.\nJuntando o suplicado as licenças de que depende, como órfão e pupilo será deferido. São Paulo, 4 de outubro de 1819.
Autoria da transcrição
Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento é um bifólio dobrado ao meio e escrito apenas no recto do primeiro. No verso do segundo fólio há apenas uma inscrição em tinta preta no canto superior esquerdo, na qual é possível ler: "Nº. 2,,126". No canto superior direito do recto do primeiro fólio, entre a primeira e a segunda linha do corpo do requerimento, há duas inscrições escritas em grafite cinza: "Cidade" e "93-4-1". O requerimento, em si, não está datado, mas apresenta um despacho inserido no canto superior esquerdo do recto do primeiro fólio com a datação cronológica de "4 de outubro de 1819".
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{04/10/1819}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.614, Documento 93-4-1
Número de documentos
1
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento pedindo pela soltura de Agostinho Lourenço da prisão, para que ele e a filha espiritual da suplicante possam se receber e, assim, recuperar a honra difamada da moça
Grafia conservadora do nome
Gertrudes Ma. da Sa.
Forma conservadora dos locais mencionados no documento
S. Paulo
Catalogado por
Aline Yone Nunes Marques da Silva; Mariana Rodrigues de Vita; Elisa Hardt Leitão Motta
Código
[0099]
Catalogar Margarida, filha espiritual de Gertrudes.
http://map.prp.usp.br/Cat/0099.jpg
https://drive.google.com/drive/folders/1_HG0Rrayx7hQJfjpBJeYdqr0g-6gzG4X
-46.6323059,-23.5503454,0