Escolástica Maria Leonor de Souza França
Nomeação no documento
Voz
Na sempre respeitável presença de Vossa Excelência se prostra Dona Escolástica Maria Leonor de Souza França [...]. E como é das almas nobres favorecerem, e amparar aos desvalidos, vai por tanto como viúva, sem abrigo, valer-se da inapta piedade de Vossa Excelência para que se digne tomar a si esta causa

A mais humilde serva, Escolástica Maria Leonor de Souza

Descrição do documento
Neste requerimento, a viúva Escolástica contou que um homem escravizado do qual era senhora fugiu para as lavras do termo de São João de El Rey na Capitania de Minas Gerais, e que passou a viver na casa de Francisco da Silva. Escolástica pediu que o destinatário da missiva a ajudasse de uma maneira ou outra: fosse mandando o homem escravizado de volta para seu legítimo senhor com os jornais vencidos de nove anos, fosse lhe reembolsando o valor estimado do mesmo em duzentos mil réis.
Termos de caracterização social usados no documento
dona
Estado civil
Viúva
Ano do documento
[s.d.]
Transcrição parcial
Ilustrissimo e Excelentissimo Senhor,\nNa sempre respeitável presença de Vossa Excelência se prostra Dona Escol'a'stica Maria Leonor de Souza França, viúva por falecimento do capitão Antônio Galvão de França, do qual há nove anos lhe fugiu um escravo crioulo de nome Narcizo e se acha nas lavras do funil do termo de São João de El Rey da Capitania de Minas Gerais, em casa de Francisco da Silva, pai de um clérigo de nome Francisco da Silva de Morais Landim, que acompanhou a Vossa Excelência para a Capitania de Goiás. E, como é das almas nobres favorecerem e ampararem aos desvalidos, vai por tanto como viúva, sem abrigo, valer-se da inapta piedade de Vossa Excelência para que se digne a tomar para si esta causa, ou mandando vir ao dado escravo para o seu legítimo senhor com os jornais vencidos de nove anos ou mandando receber pelo valor do mesmo escravo a quantia de duzentos mil réis, que em tanto é a estimação do dado crioulo. É essa a súplica com que vai aos pés de Vossa Excelência a mais humilde serva, Escolástica Maria Leonor de Souza.
Autoria da transcrição
Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento possui 1 fólio escrito apenas no recto. No canto superior direito, embaixo da primeira linha, há o número "15" escrito em grafite cinza. O suporte material cartáceo encontra-se bem conservado. A datação e o local do documento não estão explicitados.
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Ofícios e autos. Pasta 1.1.697, Documento 15
Número de documentos
1
Perfil documental
Autora
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento pedindo ajuda para recuperar o escravizado que fugiu ou reembolsar o valor em que é estimado
Grafia conservadora do nome
Escholastica Maria Leonor de Souza França; Escolastica Ma. Leonor de Souza
Forma conservadora dos locais mencionados no documento
Saõ Joaõ de El Rey; Capitania de Minas Gerais; Capitania de Goyas
Catalogado por
Elisa Hardt Leitão Motta
Código
[0092]
http://map.prp.usp.br/Cat/0092.jpg
https://drive.google.com/open?id=1tPVBDKAkcrSbmRMI5BN2SqVa883QF8YB
-46.6327028,-23.5497971,0