Ana Borges
Nomeação no documento
Ana Borges, da freguesia de Juqueri, termo desta cidade
Descrição do documento
Ana Borges requereu pela própria soltura após passar oito dias na cadeia da cidade junto de suas duas filhas. Segundo a suplicante, padeciam "as maiores misérias por não ter o que gastar" e seu marido também não as podia auxiliar por encontrar-se "alcançado em anos no fundo de uma cama há perto de quatro para cinco anos". Presa por "vários danos a seus próximos", Ana ofereceu um fiador que se responsabilizasse a pagar "tanto em moeda como em trastes que tenha furtado e possa furtar" o que a suplicante não podia, no momento, restituir. Antônio Bueno, morador na mesma cidade, "homem de negócio e estabelecido de tudo" foi apontado como o fiador de Ana e suas filhas. Por fim, a soltura da suplicante foi ordenada em um despacho inserido na margem superior do fólio do requerimento.
Morada
Juqueri, Brasil
Termos de caracterização social usados no documento
pobre miserável
Estado civil
Casada
Local do documento
São Paulo, Brasil
Ano do documento
1819
Transcrição parcial
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor, Diz Ana Borges, da freguesia de Juqueri, termo desta cidade, que ela, suplicante, se acha presa na cadeia desta cidade, com duas filhas. E foram presas por ordem de Vossa Excelência há oito dias, mais ou menos, padecendo a suplicante e suas duas filhas as maiores misérias por não ter que gastar. E sendo incômodo que padece o marido da suplicante, que já se acha alcançado em anos no fundo de uma cama há perto de quatro para cinco anos, a suplicante foi presa por ter feito vários danos a seus próximos. E como a suplicante está presa para pagar os danos que tem causado e da cadeia não pode fazer, por isso, pede a Vossa Excelência, pelo amor de Deus e de Maria Santíssima, se digne ter piedade da pobre miserável suplicante e de suas famílias, com a obrigação da suplicante pagar os danos que tem feito. E, sendo necessário a suplicante dar fiador, já oferece a Antônio Bueno, morador desta cidade, homem de negócio e estabelecido de tudo. Espera a suplicante de Vossa Excelência a esmola da sua soltura. Espera receber mercê.\nApresente-se-me o fiador que oferece a suplicante. São Paulo, 6 de outubro de 1819.\nEu, Antônio Bueno da Silva, me obrigo a pagar todos e qualquer dano que tenha feito e possa fazer para [**] Ana Borges, da freguesia de Juqueri, com suas filhas, tanto em moeda como em trastes que tenha furtado e possa furtar, para o que obrigo a minha pessoa e bens. São Paulo, 8 de outubro de 1819. Sinal de Antônio + Bueno da Silva.\nFique na sala este requerimento e passe-se ordem para ser solta a suplicante, ficando obrigado o seu fiador a pagar por ela. E isto mesmo se participe ao comandante respectivo. São Paulo, 8 de Outubro de 1819.
Autoria da transcrição
Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento apresenta 1 fólio escrito no recto. Em seu verso, há apenas uma numeração em tinta preta no canto superior esquerdo. No centro do recto do fólio há um carimbo circular, azul e parcialmente apagado, no qual é possível ler "Departamento" e "São Paulo". No canto esquerdo superior do mesmo fólio, logo abaixo da última linha do que conjectura-se ser o primeiro de dois despachos, há o seguinte código de identificação escrito em grafite: "93-3-73". Entre a primeira linha do corpo do requerimento e o início do segundo despacho, há o termo "Cidade" escrito em tinta preta.
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{06/10/1819}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.613, Documento 93-3-73
Número de documentos
1
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento, que se encontrava na cadeia com suas filhas, pedindo pela sua soltura
Grafia conservadora do nome
Anna Borges
Forma conservadora dos locais mencionados no documento
S.Paulo
Catalogado por
Mayara Feliciano Palma; Mariana Rodrigues de Vita; Elisa Hardt Leitão Motta
Código
[0079]
Há duas terceiras referidas, mas não nomeadas: as filhas de Ana, presas na cadeia da cidade com ela
http://map.prp.usp.br/Cat/0079.jpg
https://drive.google.com/drive/folders/19Ka3HZ0qfhQWKwxOSf5mEAtggkralfNa
-46.6343872,-23.5499102,0