Ângela Maria de Jesus
Nomeação no documento
Ângela Maria de Jesus
Descrição do documento
Neste requerimento, Ângela Maria de Jesus contou que sua sobrinha, Maria Francisca, foi levada de sua casa por Luiza e Ana Vaz e obrigada por elas a se casar com Manoel Vaz na ausência da suplicante e sem a autorização da mesma. Ângela afirmou que, não satisfeitas, as suplicadas estavam insultando a suplicante com palavras indecentes e requereu, portanto, que elas fossem obrigadas a alugar uma casa em outra freguesia para "assim viver a suplicante livre do precipício em que está". Ao averiguar o afirmado por Ângela, Eleutério da Silva Prado confirmou que Luiza e Ana Vaz induziram a sobrinha da suplicante a casar-se. Não encontrou, porém, testemunhas que tivessem ouvido os insultos proferidos à suplicante: "só dizem que ouviram a mesma queixar-se que aquelas as insultaram e que as ditas suplicadas com efeito não são de boa conduta e a suplicante que sim".
Local do documento
São Paulo, Brasil
Transcrição parcial
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor, Diz Ângela Maria de Jesus, que ela suplicante mora adiante da Igreja de Santa Ifigênia, em casa própria, e, tendo em sua companhia uma sobrinha de nome Maria Francisca que criou desde idade de oito anos, no dia vinte e três do corrente mês, Luiza de tal com sua filha Ana Vaz foram à casa da suplicante e levaram sua sobrinha e a fizeram casar com Manoel Vaz, filho da primeira suplicada, em que fossem proclamados. E, para assim fazerem, na véspera, pelas nove horas da noite mandaram um soldado, chamaram a suplicante em nome do sargento-mor Bernardo José Gavião, para que no dia seguinte lhe fosse falar pelas oito horas e, indo a suplicante, disse-lhe que a não mandou chamar. E, na ausência da suplicante, obraram o que tem exposto a Vossa Excelência. E, não satisfeito, estão insultando a suplicante com palavras indecentes. E porque a suplicante vive gravemente em sua casa, como sendo Vossa Excelência servido pode-se informar dos Brigadeiros José Joaquim da Costa Gavião, Joaquim José de Moraes Pinto e dos mais vizinhos da suplicante, a qual temendo as suplicadas vale-se do amparo de Vossa Excelência para que se digne mandar que as suplicadas aluguem casa fora da dita freguesia para assim viver a suplicante livre do precipício em que está. E, por isso, pede a Vossa Excelência se digne deferir-lhe na justiça que costuma. Espera receber mercê.| Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor, Em observância do respeitável despacho de Vossa Excelência, averiguei o ponderado no requerimento, e acho que com efeito casou a sobrinha da suplicante e que as mesmas a induziram para isso, e sobre o mais de destratar as suplicadas à suplicante não acho quem visse. Só dizem que ouviram a mesma queixar-se que aquelas a insultaram e que as ditas Suplicadas com efeito não são de boa conduta e a Suplicante que sim. Portanto, Vossa Excelência obrará o que for servido. São Paulo, 27 de outubro de 1819. Eleutério da Silva Prado.
Autoria da transcrição
Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento possui 3 fólios escritos. No canto superior esquerdo, embaixo da segunda linha do fólio recto do primeiro fólio, há o código "93-3-74" escrito em grafite cinza. O local do documento é São Paulo. O requerimento não informa a data em que foi redigido, mas apresenta dois despachos e uma adição datados. O primeiro despacho foi incluído pelo escriba no canto superior esquerdo do primeiro recto e data de 30 de abril de 1819. Já a adição, feita no recto do primeiro fólio por Eleutério da Silva Prado, data de 27 de Novembro de 1819. Por fim, o segundo despacho, incluído logo abaixo a primeira linha do recto do primeiro fólio, data de 3 de dezembro de 1819.
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{30/10/1819}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.613, Documento 93-3-74
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento acusando duas mulheres de terem casado sua sobrinha sem permissão
Grafia conservadora do nome
Angela Maria de Jezus
Catalogado por
Mayara Feliciano Palma; Elisa Hardt Leitão Motta
http://map.prp.usp.br/Cat/0078.jpg
https://drive.google.com/open?id=1sal5Qg_eZuPubfCdzZxZ5OFOrQnH2Mzd
-46.6345589,-23.5501364,0