Ana Maria
Nomeação no documento
Ana Maria, preta, forra, moradora no termo desta cidade
Descrição do documento
Ana Maria contou que seu filho Benedito Antônio desapareceu havia mais ou menos oito anos e que teve notícias dele estar na casa de Custódio Pinto, trabalhando como escravizado. A suplicante solicitou que lhe entregassem o seu filho e, além de pagar a Benedito os ordenados que ele tivesse vencido pelo trabalho realizado, também lhe dessem um cavalo.
Termos de caracterização social usados no documento
preta; forra
Local do documento
São Paulo, Brasil
Transcrição parcial
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor, Diz Ana Maria, preta forra, moradora no termo desta cidade, que ela suplicante tem um filho de nome Benedito Antônio que haverá, mais ou menos, oito anos que desapareceu da suplicante, sua mãe, e [**] [**] tempo, teve a suplicante notícias do dito seu filho estar em casa e sítio de Custódio Pinto, do termo da vila de Nova Bragança, desta comarca. E, como este homem tem desfrutado o serviço deste rapaz, filho da suplicante, há anos bastantes trabalhando como própria [**] escravo, logo deve pagar ordenado que pela lei for ordenado e entregar ao mesmo rapaz um cavalo e o mais que tem dado. Portanto, pede a Vossa Excelência seja servido fazer mercê mandar que o Capitão-mor ou as Justiças daquela vila, informado da verdade da suplicante, o façam entregar à mesma suplicante o dito seu filho, com os ordenados que o mesmo seu filho tiver vencido ou que por direito lhe pertença. Espera receber mercê.\nRemetido ao Juiz Ordinário da vila de Bragança para que, examinando o conteúdo neste requerimento e ouvindo o suplicado, defira prontamente à suplicante com justiça. São Paulo, 5 de fevereiro de 1817.
Autoria da transcrição
Elisa Hardt Leitão Motta
Condição de acesso ao documento primário
Documento fotografado e editado filologicamente
Descrição material do documento
O documento possui um fólio escrito apenas no recto. Na margem direita superior do recto do fólio, entre a primeira e segunda linhas do corpo do documento e ao lado do despacho, há o código de identificação"93-3-37" escrito em grafite cinza. No mesmo fólio, na altura da linha 17, há um carimbo de formato circular e tinta azul quase apagada, sendo impossível a sua leitura. O requerimento, em si, não apresenta datação cronológica ou tópica, porém, no despacho inserido no canto esquerdo superior do recto do fólio, é possível identificar a abreviatura de São Paulo e a data “5 de fevereiro de 1817”.
Tipo de documento
Requerimento
Autoria do documento
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (SeGovSP)
Datação cronológica
{05/02/1817}
Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Indexador na fonte
Fundo BR SPAPESP SEGOVC, Grupo 1G3 - Justiça, Petições. Pasta 1.1.612, Documento 93-3-37
Perfil documental
Autora indireta
Detalhamento do perfil
Autora indireta de requerimento pedindo pela entrega do seu filho e pelo pagamento dos serviços por ele prestados como escravizado
Grafia conservadora do nome
Anna Maria
Catalogado por
Mariana Rodrigues de Vita; Elisa Hardt Leitão Motta
http://map.prp.usp.br/Cat/0008.jpg
https://drive.google.com/drive/folders/1_UOQo4akF0IX_3kj3CnYmp_MUOwOQboW
-46.6342585,-23.5491234,0